app_display

SteriTrace® é uma ferramenta que gere e controla os ciclos de esterilização dos instrumentos cirúrgicos numa unidade de esterilização.

SteriTrace® garante o protocolo de validação das medidas e qualidade em conformidade com os parâmetros usados pelo cliente.

1. DESCONTAMINAÇÃO arrow-down

  • Os instrumentos cirúrgicos chegam à descontaminação, são registados através da leitura do QR code, o sistema informa, se existem instrumentos de lavagem manual ou se existe outra opção.
  • Após o registo, ao ler os QR code, os instrumentos e as máquinas de lavar iniciam a lavagem.
  • O sistema regista informações como: o ciclo, o programa usado, o tempo de lavagem e valida se ocorreram perturbações durante o processo.

2. ESTERILIZAÇÃO arrow-down

  • Os instrumentos são inspecionados e registados para averiguação de defeitos, danos, desaparecimentos ou envios para manutenção.
  • No processo de empacotamento de conjuntos cirúrgicos é possível substituir instrumentos ou alterar a sua composição.
  • Também é possível consultar o histórico para validação de conteúdos.
  • Durante o processo de empacotar, novos QR codes são impressos e colocados nas caixas garantindo o rastreio do novo ciclo.

3. ARMAZENAR arrow-down

  • Após a esterilização, os instrumentais e caixas podem ser distribuídos imediatamente ou armazenados.
  • O sistema identifica a localização exata de armazenamento, bem como tem alertas de expiração de items armazenados, tendo também a possibilidade de retornar os items expirados para inicio de um novo ciclo na fase de empacotamento.

4. APLICAÇÃO NO BLOCO OPERATÓRIO arrow-down

  • Quando o conjunto de instrumentais cirúrgicos chega ao bloco operatório, a enfermeira recepciona e associa o ID do doente.
  • No Bloco Operatório, em caso de existirem alertas, o sistema de notificações permite aos enfermeiros reportar os erros referentes a um conjunto cirúrgico, após o qual o departamento de esterilização receberá uma notificação para efetuar a correção.
  • No final do procedimento cirúrgico a enfermeira valida os instrumentais utilizados com o conjunto original e automaticamente a unidade de esterilização é informada sobre o que irá receber.

 

workflow_graphic

Vantagens de Utilização

    • Os instrumentos são etiquetados com QR codes, permitindo a rastreabilidade durante todo o processo, desde o envio até à receção, incluindo a utilização e tratamento

     

    • O consumidor tem acesso ao SteriTrace® em tempo real para reportar qualquer problema relacionado com os instrumentais cirúrgicos ou reportar o fim da utilização, permitindo comunicar à unidade de esterilização as condições em que estão os instrumentais cirúrgicos

     

    • O SteriTrace® oferece eficiência bem como redução de custos, através da eliminação de uso de papel, na análise do tempo dispendido em todas as tarefas, na previsão da carga de trabalho e controlo do inventário dos instrumentais cirúrgicos

Testemunhos de Clientes

SteriTrace® é uma aplicação desenvolvida com base nas características e necessidades do nosso serviço. Tornou-se uma ferramenta indispensável na rotina diária, pela grande variedade de dispositivos, a diversidade e requisitos dos nossos clientes.

Conseguimos ganhos de tempo, segurança e qualidade nos registos.

Permite-nos em tempo real realizarmos o mapeamento de todas as actividades.

Possibilita a consulta de toda a informação referente á operação da central de reprocessamento.

Reduziu em mais de 50% o consumo de papel, sendo este um primeiro passo para nos tornarmos um serviço “paper free”.

Maria Irmelinda de Jesus Gomes - Unidade de Esterilização

Hospital Lusíadas Lisboa

Andrea Mesina

Testemunhos de Clientes

We selected BIQ for business strategic projector because their vertical experience in healthcare sector , especially in logistics.
Second point is the consulting approach. The ability to follow the client, understand is needs and developing according successful projects.
This is the two reasons we develop partnership with BIQ.

Andrea Masina - CEO

Kronosan